segunda-feira, 9 de maio de 2011

PARLENDAS

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer o gênero textual parlenda, explorando a linguagem oral.
Associar a linguagem oral ao código escrito.
Identificar palavras que rimam.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que os alunos já tenham tido contato com o gênero parlendas, mesmo sendo de forma oral.
Estratégias e recursos da aula
1. Explicar aos alunos que parlendas são jogos de linguagem muito antigos, que passam de pai para filho e servem para escolher quem começa um jogo, ou para fazer uma piada.
2. Escrever numa folha de papel pardo ou cartolina a seguinte parlenda que poderá sewr colada no quadro:
O tempo perguntou pro tempo
quanto tempo o tempo tem.
O tempo respondeu pro tempo
que o tempo tem tanto tempo
quanto tempo o tempo tem.
Ciça. O livro do trava-lingua.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
3. A seguir, pedir aos alunos que façam a leitura da parlenda junto com o professor.
* Professor: Faça uma leitura prévia, modelar, para que os alunos percebam a entonação, a sonoridade, a musicalidade, solicitando que tentem, posteriormente, acompanhar a leitura.
* Organizar um momento para que os alunos falem as parlendas que conhecem.
4. Questionar oralmente:
* Vocês conhecem outras parlendas? Quais?
5. A seguir, apresentar outra parlenda com algumas palavras faltando, numa folha, pedindo que a leiam junto com o professor.
6. Entregar, numa folha separada, as palavras que faltam na parlenda e pedir aos alunos que a completem, recortando as palavras e colando-as no lugar certo.
Complete a parlenda com a seguintes palavras.
JARRO BURACO MUNDO OURO CACHIMBO TOURO GENTE
Hoje é
é domingo
Hoje é domingo,
pé de _____________.
O_________________ é de barro,
bate no _____________________.
O jarro é de _________________,
bate no touro.
O __________ é valente,
chifra a gente.
A __________ é fraco,
cai no _____________.
O buraco é fundo,
acabou-se o ___________.
Da tradição popular.
Adriana Friedmann. Brincar: crescer e aprender. São Paulo: Moderna, 2001. p. 103-104.
* Entregar outra folha contendo outras parlendas e pedir aos alunos que, em duplas, a completem com palavras que tenham sons repetidos.
Ex: O carro é de prata
e não é de lata
Professor: O conceito de rima é muito complexo nesse nível de aprendizagem, porém, a percepção de semelhança de sons já é suficiente e muito en riquecedor para o pr ocesso de aquisição do código escrito.
Sugestões de parlendas
Quem cochicha o rabo espicha
Quem cochicha
O rabo ______________
Come pão
Com ________________
Quem escuta
O rabo______________
Quem reclama
O rabo _____________
Come pão
Com _______________
Da tradição popular.
Batalhão, lhão, lhão
Quem não entra é bobão!
Beterraba, raba, raba
Quem erra é uma __________________!
Abacaxi, xi, xi
Quem não sai é um _________________!
Borboleta, leta, leta
Quem errar é uma __________________!
Da tradição popular
* É importante propor uma discussão oral, levando-se em conta as hipóteses dos alunos. Explicar que quando duas ou mais palavras apresentam o mesmo som final, ocorre a rima. Geralmente, textos poéticos, canções e quadrinhas apresentam rimas.
* É importante que, ao final de todas as atividades, sejam feitas as leituras das parlendas pelos alunos, para que aprendam a sonoridade, o ritmo, a expressividade desse gênero textual, assim como percebam a forma de ler os versos.
Avaliação
Distribuir uma parlenda para grupos de três alunos. Procurar diversificar o maior número possível de parlendas. (alguns exemplos)
1. Lá em cima do piano
tem um copo de veneno,
quem bebeu morreu.
O azar foi seu.
2. Batatinha quando nasce
Se esparrama pelo chão.
A menina quando dorme
Põe a mão no coração.
3. Pisei na pedrinha
A pedrinha rolou.
Pisquei pro mocinho
O mocinho gostou.
Contei pra mamãe
Mamãe nem ligou
Contei pro papai
Chinelo cantou.
4. O macaco foi à feira
Não sabia o que comprar
Comprou uma cadeira
Pra comadre se sentar
A comadre se sentou
A cadeira escorregou
coitada da comadre
foi parar no corredor.
5. Meio dia,
Panela no fogo,
Barriga vazia.
Macaco torrado,
Que vem da Bahia,
Fazendo careta,
Pra dona Sofia.
Pedir que leiam, silenciosamente, e tentem decorar para ser recitada à frente da sala de aula.
Para facilitar a memorização, cada aluno deverá colar a parlenda no caderno e copi

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